Nossas páginas

27 junho 2011

ARRAIÁ DA PRINCESA

Não percam o Arraiá da Princesa!


  • COMIDAS TÍPICAS
  • QUADRILHA
  • GAROTA E GAROTO COUNTRY
  • BARRACAS COM BRINCADEIRAS

DIA 15 DE JULHO

18 junho 2011

NÃO É COMIGO

Esta é uma história sobre quatro pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.
Havia um importante trabalho a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria. QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fez.
ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODO MUNDO. TODO MUNDO achou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo.
No final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.

16 junho 2011

VISITAÇÃO AO PLANETÁRIO DA GÁVEA

Isso que é amor à Ciência!





Planetário

VISITAÇÃO AO JARDIM BOTÂNICO

Chegada ao Jardim Botânico


Alunos da 1805 e 1902
Jardim Botânico




Na última semana foi realizada uma visitação ao Jardim Botânico e ao Planetário da Gávea. Essa atividade proporcionou aos alunos ampliarem seus conhecimentos sobre os Astros e sobre nossa flora, assuntos importantes da disciplina de Ciências.
Confiram as fotos!

ELETIVA "MATEMÁTICA DIVERTIDA"

Na última sexta-feira os alunos da eletiva "Matemática Divertida" iniciaram a construção dos tabuleiros de jogos matemáticos no piso da escola. Os jovens aprenderam as construções geométricas em sala de aula e depois praticaram com o auxílio dos professores.






A proposta é, além de explorar os conteúdos geométricos, proporcionar aos alunos novas alternativas de distração nos intervalos das aulas e após o almoço.





A culminância do projeto será a realização de um torneio entre as turmas. Os jogos serão disputados em um tabuleiro gigante, elaborado pelos alunos, de forma que as peças serão eles próprios. A competição exigirá dos grupos espírito de equipe, organização, disciplina e o estudo das regras.

11 junho 2011

A CONQUISTA DO OESTE AMERICANO E O CINEMA

Caros alunos do nono ano, iniciamos o conteúdo sobre a “América desenvolvida” enfatizando os Estados Unidos. Muitas novidades nos esperam ao longo do bimestre, e a primeira delas fala sobre a “Conquista do Oeste”, que começamos a estudar nessa semana.
Desde a proliferação do cinema como cultura de massas, ao final da primeira metade do Século XX, o público do mundo inteiro aclamou o faroeste como seu gênero preferido.
Todos iam às salas de cinema em busca de grandes aventuras. Mesmo que o enredo mudasse de um filme para outro, o local onde se desenvolviam as estórias eram os mesmos – terras áridas, ermas, de difícil acesso -, com personagens desempenhando quase sempre as mesmas funções: o xerife, o bandido, o mocinho, os índios, o dono do bar da cidade, as gangues de ladrões que assolavam as cidades desguarnecidas, o ferreiro e o pastor.
Mas qual era o contexto social onde se inseriam todos esses personagens? Que período da História norte-america continha o faroeste? Será que era assim, como nos filmes?
O termo “faroeste” é a forma aportuguesada de farwest, que é a simples justaposição das palavras far ( longe, distante ) e West ( oeste ). O Oeste americano era toda a terra localizada a ocidente dos territórios das antigas treze colônias inglesas, que ficavam na costa atlântica da América do Norte, logo, a leste.
as treze colônias inglesas
Após a independência estadunidense, em 1776, o Governo incentivou os cidadãos para que realizassem a “Marcha para o Oeste”, na tentativa de expandir os territórios exíguos do litoral atlântico. A recompensa para tal aventura era a posse terras para quem as ocupasse. Como não havia polícia ou forças militares no interior, eram os próprios desbravadores que faziam a segurança de suas terras; lutavam contra os indígenas, que já ocupavam aquelas terras havia milênios, e construíam as cidades. A Lei também costumava ser aplicada de forma particular em cada localidade. Os objetivos principais do Governo eram descobrir jazidas minerais, como ouro e prata; aumentar o território e ocupar regiões de colonização francesa ou espanhola.
No cinema, a imagem do homem do antigo oeste americano era de um ser viril, autômato e fiel aos seus princípios: a sociedade se dividia entre justos e saqueadores. Na verdade, o que promoveram os americanos do extremo oeste foi uma guerra contra as diversas tribos indígenas que habitavam a América do Norte central e ocidental. Pouco do que se via nas telonas correspondia à realidade.
Em comparação ao Brasil, a ocupação das terras interioranas, nos Estados Unidos, foi mais democrática, já que, quem as ocupasse, ficaria com elas. Já no Brasil, houve uma política de doação de grandes glebas, o que veio a gerar a enorme concentração de terra em nosso país.
Mesmo que violenta, a ocupação do Oeste foi mais meritocrática que no Brasil, onde os mais ricos e influentes possuem a maior parte das terras até os dias de hoje.
Por Prof. Vitor Gouveia

P.S.: Dúvidas sobre alguma palavra, expressão ou mesmo sobre o conteúdo? Tire-as por aqui mesmo, nos comentários logo abaixo.


09 junho 2011

FESTIVAL DE PIPAS!





Soltar pipa é a brincadeira favorita da maioria dos gorotos de Santa Cruz.
A Escola Municipal Princesa Isabel realizará um festival de pipas feitas pelos alunos da escola. Durante o processo de criação veremos a aplicação da Matemática e da Ciência nessa brincadeira e as melhores pipas serão premiadas.
Participe do festival!
Os interessados devem entrar em contato com o aluno Silvio da turma 1706, autor da idéia e idealizador do festival.

Lembrem-se:

Usar cerol é crime!
Cuidado com a rede elétrica!

07 junho 2011

RESULTADO DA GINCANA EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE



                                                  


                                              RESULTADO FINAL
Ø  Equipe “Tropa de Elite – 1115 garrafas
Ø  Equipe “Pet Boys” – 1002 garrafas
Ø  Equipe “Equipe “Vermelho 91” – 903 garrafas
Ø  Equipe “Princesa Isabel” – 902 garrafas
Ø  Equipe “Juntos com a Reciclagem” – 875 garrafas
Ø  Equipe “Friends Forever” – 760 garrafas
Ø Equipe “S/nome” – 696 garrafas
Ø Equipe “Catadores de Garrafas” – 613 garrafas
Ø Equipe “Reciclando com Coragem” – 577 garrafas
Ø  Equipe “Nosso grupo é o Poder” – 425 garrafas
Ø  Equipe “Meninas Inteligentes” – 229 garrafas
Ø  Equipe “Colheita Feliz” – 144 garrafas
Ø  Equipe “1 por todos e todos por 1” – 105 garrafas
Ø  Equipe “Bonde sem Freio” – 63 garrafas
Ø  Equipe “Bonde da Lacraia” – 30 garrafas
Ø  Equipe “Girl Pink” – 13 garrafas
Ø  Equipe “Os Imbatíveis” – 0 garrafas
Ø Equipe “O.V.S” – 0 garrafas
Total de garrafas recolhidas8452
v     8452 garrafas que não irão intoxicar os peixes e nem poluir o mar;
v     8452 garrafas que não ficarão nos quintais e nem nas ruas entupindo ralos e bueiros;
v     8452 garrafas que diminuirão catástrofes ambientais;
v     8452 garrafas que serão recicladas gerando menos impacto a natureza.
O Meio Ambiente, agradece!
 Bom trabalho galera!

PASSEIO AO CORCOVADO DIA 10 DE JUNHO

03 junho 2011

RESPEITO É BOM E TODO MUNDO GOSTA!

É PROIBIDO A DISCRIMINAÇÃO EM RAZÃO DA ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO.
(Lei Municipal nº 2475/ 1996, Decreto nº 30033/ 2008 e Decreto nº 33535/ 2011)

Para eslarecimentos, denúncias e reclamações entrar em contato com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual: tel. (21) 2976-9137 ou email: cedsrio@gmail.com

02 junho 2011

Beautiful: o primeiro blog dos alunos da Princesa!

Nessa semana última, tivemos uma gratíssima surpresa: três alunas do GEC Princesa Isabel, por iniciativa própria, criaram seu blog. Um blog muito simpático e informativo, e, sobretudo, muito bem escrito.

Orgulhosos, os professores resolveram relacionar ao blog do colégio o blog das alunas. O nome é “Beautiful” ( clique no nome do blog para visualizá-lo ), e lá se pode encontrar textos sobre comportamento, moda, além de mensagens sobre paz e reflexões sobre a vida - basta ir ao canto direito da página inicial do blog da escola, onde se encontram os sites e blogs interessantes.

Oferecemos à Gabriela (1903), Pâmela (1902) e Raíza (1904) as boas-vindas da equipe do blog "GEC Princesa Isabel", e para presentear a todos os alunos e à comunidade escolar, realizamos uma super entrevista com as criadoras do blog “Beautiful”.

PARABÉNS, MENINAS!

Como surgiu a ideia de criar um blog?
Tudo por causa do ( professor ) Coutinho. Nós entramos no blog dele e achamos interessante. Queríamos criar um para expressar alguma coisa; e muitas pessoas têm um blog. Queríamos ser reconhecidas, que comentassem sobre nós e sobre os assuntos referentes ao blog

Desde quando o blog “Beautiful” existe?
Desde a festa ( de carnaval ) da escola. Fomos todas para a casa da Gabi e ficamos lá nos divertindo. Então, entramos no blog do Coutinho e nos interessamos.

Vocês estudam numa escola em tempo integral. Como fazem para se reunir e escrever os textos?
Na escola nós discutimos sobre os assuntos e, normalmente, a Gabi que posta. Eu ( Pâmela ) não tenho internet em casa, e na casa da Raíza , há concorrência ( risos ).

Ficamos todos, os professores, encantados coma qualidade dos textos do blog. Paraceu-nos que, pela qualidade, vocês têm o hábito da leitura. O que vocês costumam ler?
G: Revistas de moda ( Capricho, Todateen, Atrevida ), de maquiagem e livros.
P: Livros de ficção. O que estou lendo agora se chama “A Hospedeira”, de Stephen Meyer. É uma ficção científica baseada num romance com três pessoas.
R: Eu amo ler jornal. E livros! Amo ler livros de romance. Revista? Sou fissurada!

O que vocês sentem de ter o blog de vocês relacionado ao da escola? Agora vocês têm a possibilidade de ter muito mais seguidores, sabiam?
Ficamos muito felizes pelo reconhecimento e dedicação dos professores, por terem visto que, na escola, existem alunos que possuem um blog. Se fosse em outra escola, os professores não estariam nem aí pra isso: mais um blog besta! Mas aqui a escola é diferente. E é por isso que estamos aqui, pelo reconhecimento e valorização.

Qual o recado que vocês podem passar aos alunos da Princesa que tenham desejo de criar um blog?
Vão com fé, que eles criem assuntos interessantes que todos vão ler. Que não desistam, que um dia serão reconhecidos, como nós. É como nas aulas de projeto de vida, onde os professores dizem pra que a gente acredite nos nossos sonhos. Como nós somos do Nono ano e vamos sair da escola, dizemos para os alunos que estão começando no Ginásio Carioca que se conscientizem; que deem valor à escola, e que eles tenham uma visão do futuro melhor pelo Ginásio Carioca. Façam acontecer!

Por Professor Vitor Gouveia

01 junho 2011

A Princesa está no RIOEDUCA

Caros visitantes!
Nosso blog já está compartilhado no site do RIOEDUCA. Aproveitem para acessar o site através do link http://www.rioeduca.net/blog.php . Através desse endereço você pode visitar a educopédia,tirar suas dúvidas sobre diferentes assuntos relativos à educação municipal e ainda conferir o sucesso do nosso SOLETRANDO, ultrapassando os limites da escola.

SOLETRANDO

" Nós agradecemos aos professores, em especial à professora Regina, pela realização do SOLETRANDO que nos incentivou a estudar de forma divertida. O concurso foi ótimo!" ( Alunos da turma 1804 )

SUCESSO! S - U - C - E - S - S - O

O concurso SOLETRANDO realizado na última semana foi um sucesso. A equipe de professores está orgulhosa dos alunos da Princesa. A dedicação dos participantes e o comportamento das torcidas foram uma prévia do que será o nosso CALCULANDO no mês de julho. Parabéns a todos os alunos que estudaram e participaram do concurso. Agora é só aproveitar os passeios e estudar para o CALCU




LANDO. Até breve!

O NOVO CÓDIGO FLORESTAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Nas últimas semanas, temos visto em todas as mídias o embate entre parlamentares governistas e oposicionistas em torno da aprovação do novo Código Florestal Brasileiro, que substituiria a antiga Lei de 1964.

Vimos nas nossas aulas que, a partir década de 1960, surge uma série de movimentos sociais, dentre os quais se destaca, sobretudo sob o ponto de vista do que os alunos do nono estão estudando, o movimento ecológico.

Vários fatores contribuíram para a difusão do ambientalismo, como a evolução da ciência e do conhecimento, a crescente escassez dos recursos naturais – e o seu mau uso - e o crescimento dos problemas ambientas – pragas, epidemias, derramamentos de óleo nos mares e rios, extinção de espécies animais e vegetais, aceleração do desmatamento nas florestas tropicais. Dessa maneira, é claro que uma Lei aprovada há tanto tempo é incapaz de dar proteção às pessoas e aos recursos, como o solo, as matas e as águas.

Mas qual o problema do novo Código Florestal? Por que tanta discussão na sociedade e em Brasília?

Para uma Lei Federal ser aprovada é necessário que a maioria da Câmara dos Deputados aprove o texto do relator – nesse caso, o Senador do PT, Aldo Rebelo. Depois de aprovada pela Câmara, o projeto de Lei é encaminhado ao Senado Federal. Depois de aprovada tanto na câmara quanto no Senado por maioria absoluta ( mais de 50% dos votos dos parlamentares presentes ), a Lei é encaminhada ao Presidente da República, que pode sancioná-la ( aprová-la ) integralmente, ou pode aprovar parte da Lei, vetando alguns de seus artigos. Como Deputados e Senadores são de partidos e coligações diferentes, cada qual defende seus interesses ou de seus eleitores, aliados políticos ou de quem possa ter bancado sua campanha eleitoral. Por isso é tão difícil que um projeto de lei seja aprovado na sua totalidade. No caso do novo código florestal, as divergências são enormes.

Resumidamente, os principais pontos de discórdia são:

. O perdão aos desmatadores, que viria com a aprovação da lei;

. a legalização de todas as áreas já ocupadas dentro dos limites das APPs ( áreas de preservação permanente );

. a permissão para que produtores – até 40 hectares – possam manter suas lavouras.


À primeira vista, parece não ser tão mal, mas a questão é bem mais complexa. Na verdade, muitas das propriedades rurais estão estabelecidas desde muito antes da aprovação do projeto. Isso é preciso ser levado em conta. Contudo, os ambientalistas defendem que somente a agricultura familiar deveria receber tal permissão, pois causa pouco impacto ao meio ambiente, visto que produz pouco e diversificadamente ( policultura ). Já vimos nas aulas que o pequeno produtor causa bem menos impacto ambiental em comparação aos grandes produtores. Com a liberdade para que a agricultura comercial possa livremente plantar, muitas áreas serão devastadas, principalmente as matas ciliares ou galerias, que são as matas que se localizam à beira dos rios, e que são tão importantes para a saúde dos mesmos, pois evitam o assoreamento.

Os ambientalistas acusam a “bancada ruralista” de defender os interesses dos grandes produtores rurais; já os ruralistas dizem que os ambientalistas não enxergam as perdas econômicas que haveria se o novo código for muito rígido com quem desmata, mas produz.

Na semana passada, a Presidenta Dilma Roussef recebeu no Palácio do Planalto os últimos Ministros do Meio Ambiente: todos foram radicalmente contra a aprovação do Novo Código da maneira que está. Dilma firmou o compromisso de vetar as emendas da Lei que deem anistia aos que desmatam as florestas brasileiras.

Como vimos nas aulas anteriores, caros alunos, a questão ambiental e o desenvolvimento sustentável se confundem com a política e a economia de uma sociedade. Não podemos pensá-los em separado dos muitos interesses que estão por trás dos que visam ou à redução do desmatamento ou ao aumento da produção agrícola.

Prof. Vitor Gouveia

P.S.: Procure no dicionário o significado das palavras escritas em itálico. Se tiver alguma dúvida, é só perguntar!