Nossas páginas

30 agosto 2012

QUARTEIRÃO DE LEITORES .




Projeto de envolvimento da comunidade do Quarteirão Cultural de Santa Cruz, contando com o trabalho de Protagonismo Juvenil para disseminar as práticas de Leitura Oral e Literária entre os jovens nos seus círculos escolares e sociais.

O Protagonismo Juvenil , iniciado pelos professores no Ginásio Experimental Carioca Princesa Isabel, visa incentivar a iniciativa construtiva dos jovens esclarecidos da importância educativa de atividades como leitura, preservação do meio ambiente, reciclagem, atividades auto-sustentáveis e da força potencial de uma ação comunitária. Uma campanha pela implantação do hábito da leitura deverá desencadear o desenvolvimento intelectual de toda uma geração de estudantes, que crescerão mais conscientes e antenados neste mundo de maiores exigências de conhecimento.

A equipe do projeto QUARTEIRÃO DE LEITORES começou com a dupla de professoras: uma Regente de Sala de Leitura e a outra uma professora de Educação Física e de Protagonismo Juvenil, que faz parte do currículo do Ginásio Carioca na Escola Municipal Princesa Isabel, através de um concurso “Escola de Leitores – programa Prazer de Ler”, patrocinado pela C & A e organizado pela FNLIJ. Esse concurso pode ser disputado por qualquer outra escola , devendo aqui ser espalhado por todo o Quarteirão, para que todas as escolas do entorno desfrutem do prêmio e dêem continuidade ao projeto.

O desenvolvimento da equipe do Quarteirão deve-se à adesão dos monitores das atividades de leitura, que são os alunos da Escola Princesa Isabel e das escolas do entorno que participaram dos cursos de Técnicas de Contação de Histórias e de Leitura e levam as práticas aprendidas para o seu ambiente de sala de aula, entre seus colegas de turma, com ajuda logística dos professores que valorizaram a iniciativa.

No dia 22 de agosto de 2012, realizou-se o II Curso de Técnicas de Leitura e de Protagonismo, nas dependências do Centro Cultural de Santa Cruz, que é onde funciona a Sala de Leitura – Biblioteca Said’Ali, da E.M.P.I.Os espaços ocupados pelos diversos grupos formados, monitorados pelos alunos já preparados na primeira fase do curso, foram : Sala de Leitura, gramado da frente do Centro Cultural, gramado área ao lado da Sala de Leitura, dentro da Biblioteca Popular de Santa Cruz, área interna de transição entre o Centro Cultural . e a Escola, hall de entrada do Centro Cultural. As crianças trabalharam com autonomia demonstrando plena capacidade de liderança,seguindo o roteiro da pauta preparada e surpreenderam com as capacidade de iniciativa, ao improvisarem mais leituras para preencherem o tempo que sobrou, até o momento do encontro geral,para avaliação e entrega de medalhas. Foi deveras gratificante ver tão cedo o fruto do nosso trabalho diário persistente de incentivo à leitura e exemplo de cuidado com os livros e com os leitores. O espetáculo foi emocionante : uma rede de leitores, leitores em círculo, nem tanto circulares, mas de olhares atentos ao signo lingüístico de sonhos e fantasias, com o toque fantástico de algumas lendas populares neste mês do folclore.

O Protagonismo Juvenil bem orientado veio para ficar e pegar em todos , com a pegada do Prazer de Ler, como uma saudável epimania.   






Nenhum comentário:

Postar um comentário